top of page
  • Foto do escritorAlisson Teixeira

Quanto custa o meu trabalho?

Antes de tudo, é importante falar que existe uma diferença entre “preço” e “valor”. Em muitas situações, o preço que você paga por um produto ou serviço não é correspondente ao valor que você recebe em troca. Por exemplo, quanto você pagaria para ter mais alguns anos de vida? Não, não estou dizendo que você vai morrer, mas você sabe que um dia vai (e esse é um tema para o próximo post).

Agora imagine que você sabe quando vai morrer e que alguém te oferece mais 5 ou 10 anos de vida, quanto você pagaria por estes anos? Talvez você diga “nossa, eu daria todo o meu dinheiro”, ou então “é só dizer quanto custa que eu pago”.

Pense por um outro ângulo agora: imagine que você é uma pessoa obesa e precisa melhorar a sua alimentação. Alguém que você confia indica um nutricionista, dizendo que ele com certeza vai te ajudar. Então, quando você liga para agendar uma consulta, descobre que uma hora com aquele profissional custa 500 reais. Você fica p***, acha que o preço é um absurdo e simplesmente desiste.

Analise as histórias: para comprar alguns anos de vida você daria todo o seu dinheiro, mas para ir até um nutricionista aprender a se alimentar melhor você acha absurdo pagar 500 reais pela consulta.

Na realidade, você não percebe que ao contratar um nutricionista e seguir as suas orientações, automaticamente vai ganhar mais anos de vida por se alimentar de uma forma mais saudável.

Ou seja, o preço que é pago para um profissional não corresponde, necessariamente, ao valor que você recebe. Se você não contratar os serviços dele, ele deixa de receber o valor cobrado, mas e você? O que deixa de receber se não o contratar?

Isso também acontece com os processos de coaching. Eu mesmo fui muito relutante em fazer a minha formação porque, à primeira vista, realmente pode parecer muito caro. Um processo pode custar 5, 10 ou até mesmo 200 mil reais, como o próprio José Roberto Marques do IBC mencionou no programa Aprendiz deste ano.

O custo pode variar muito porque depende da experiência do coach mas, independente do valor, uma coisa é certa quanto aos profissionais de coaching que levam o trabalho a sério: eles sempre vão entregar mais do que recebem.

No meu caso, só decidi seguir com a formação de coaching depois de alguns anos, em uma conversa que tive com um primo que também é coach. Lembro exatamente das palavras que ele disse “vai mudar a sua vida”. (Se quiser saber um pouco melhor essa história, é só clicar aqui).

Mas e você? O valor que seu cliente recebe, é maior do que o preço que ele te paga? Comenta aqui embaixo, vou adorar saber.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page